sábado, 8 de fevereiro de 2014

08/02 o dia mais negro do Futebol Grego



O dia mais negro da história Olympiacos 'até o momento foi o 8 de fevereiro de 1981, quando o Olympiacos derrotou o rival nacional AEK Athens por 6-0 e 21 torcedores Olympiacos perderam suas vidas em um dos piores desastres do esporte e da maior tragédia da história do futebol da Grécia.
Embora correndo para fora do estádio para comemorar vitória do Olympiacos, alguns torcedores perderam o equilíbrio e caiu. A visibilidade era ruim, devido ao grande número de pessoas tentando sair pelo portão 7, que, de acordo com relatórios da polícia foi parcialmente fechado e os fãs não sabiam que nada tinha acontecido. Como resultado, mais cairam e foram pisoteados pelos outros fãs que iam chegando, também desconhecem o incidente.

As estações de rádio que estavam transmitindo o resultado da partida logo recebeu a notícia da tragédia e começou a retransmitir a mensagem através das ondas.
O júbilo da vitória contra o AEK Atenas logo mudou ao medo e terror como famílias de simpatizantes presentes ouviram a notícia.
O pânico foi espalhados por Piraeus com ambulâncias que correram do hospital para o estádio para tratar os fãs esmagados. Lentamente, o número de pessoas que necessitam de tratamento hospitalar cresceu a tal ponto que o hospital não tem capacidade para tratar todos os feridos.
Um total de 21 fãs perderam a vida e pelo menos 55 ficaram feridas.

As 21 vítimas da tragédia que ocorreu em 8  fev 1981 foram:

Panagiotis Toumanidis, 14 anos
Kostas Sklavounis, 16 anos
Ilias Panagoulis, 17 anos
Gerasimos Amitsis, 18 anos (apoiador AEK)
Yiannis Kanellopoulos, 18 anos
Spiros Leonidakis, 18 anos
Yiannis Spiliopoulos, 19 anos
Nikos Filos, 19 anos
Yiannis Dialinas, 20 anos
Vassilis Mahas, 20 anos
Efstratios Loupos, 20 anos
Michalis Kostopoulos, 21 anos
Zografoula Hairatidou, 23 anos
Spiros Andriotis, 24 anos
Kostas Karanikolas, 26 anos
Michalis Markou, 27 anos
Kostas Bilas, 28 anos
Anastassios Pitsolis, 30 anos
Antonis Kouroupakls, 34 anos
Christos Hatzigeorgiou, 34 anos
Dimitris Adamopoulos, 40 anos

Desde esse dia escuro, a cada ano nos 8 de fevereiro, os fãs e funcionários do clube mostram seu respeito aos torcedores que perderam suas vidas e lamentam a sua perda no local onde o velho Portão 7,a entrada levantou-se e foi preservado. o impacto causado pela tragédia foi tão profundamente sentida entre os fãs do Olympiacos que a recolha de fã-clubes em torno da Grécia e seus membros nomeados si Gate 7 a honra de seus irmãos caídos.

Olympiacos também colocou em 21 lugares negros na forma de um número 7 atrás dos objetivos no novo Gate 7 baía.

Segue um pequeno documentário em Grego
http://www.youtube.com/watch?v=nsrMa9HMeZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário