segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sokratis faz gol, é eliminado no fim e mantém casamento durante a Copa

A eliminação da Grécia, nos pênaltis, para a Costa Rica, nas oitavas de final da Copa do Mundo, foi como um banho de água fria para os torcedores. Muitos acreditavam em uma campanha histórica, depois do suado segundo lugar no Grupo C. Mas, se a maioria da população local lamenta, pelo menos uma pessoa tem motivos para comemorar: Xanthippis Stamoulaki, a noiva de Sokratis Papastathopoulos. O casamento do zagueiro que atua no Borussia Dortmund (ALE) não precisou ser adiado

Marcado para o dia 5 de julho na igreja de St. Constantine e Helena, na península de Cabo Sunião, o casamento aconteceria no mesmo dia do jogo das quartas de final, caso a Grécia avançasse no Mundial. Mesmo com o gol que levou o jogo para a prorrogação marcado pelo próprio Papastathopoulos, a equipe comandada por Fernando Santos não conseguiu superar os costarriquenhos no desempate por pênaltis.

Apesar de curioso, esse conflito de datas já aconteceu com um jogador grego antes: em 2004, Takis Fyssas também marcou seu casamento para acontecer durante a disputa da Eurocopa. Ele precisou adiar a cerimônia que aconteceria no mesmo dia da semifinal contra a República Tcheca e ajudou a equipe a conquistar o inesperado título da competição.

Após perder pênalti, Gekas chora na zona mista e não fala com imprensa

O silêncio ecoou na passagem da seleção grega pela zona mista. A maioria dos jogadores se recusou a falar com os jornalistas após a eliminação para a Costa Rica. A imagem mais forte foi a do atacante Gekas, que desperdiçou a única cobrança na disputa de pênaltis. O jogador cruzou a área reservada aos repórteres  amparado por um membro da comissão técnica que carregava seu material. Chorando, Gekas ainda foi abordado por alguns jornalistas gregos, mas pediu para não falar e foi prontamente atendido.

Mais experiente do grupo, o meia Karagounis lamentou as chances desperdiçadas na prorrogação. Aos 37 anos, o camisa 10 é o único remanescente do grupo campeão europeu em 2004.

- Infelizmente não aproveitamos as chances que apareceram. Poderíamos ter matado o jogo ali no segundo tempo da prorrogação. Nos pênaltis é complicado. É loteria. Estamos muito desapontados - afirmou.

De fato, a Grécia teve duas grandes oportunidades. A primeira, aos sete minutos da segunda etapa da prorrogação. Um contra-ataque de cinco contra dois, em que Navas parou o chute de Torosidis. No último lance, Mitroglou teve a bola da classificação após cruzamento de Holebas, mas, dentro da área, chutou mal. Navas mais uma vez interceptou a bola.

Mesmo eliminada, a Grécia alcançou sua melhor campanha em uma Copa do Mundo. Nas outras duas participações, em 1994 e 2010, caiu ainda na primeira fase.

Técnico da Grécia revela: "Passagem já estava marcada pra depois do jogo"

Se para os torcedores a eliminação da Grécia nas oitavas de final da Copa do Mundo, após perder a decisão por pênaltis para a Costa Rica, foi traumática, o mesmo não se pode falar da Federação Helênica de Futebol. Antes mesmo do início da partida, os dirigentes da seleção já tinham marcado a passagem aérea de volta do técnico Fernando Santos. O embarque, segundo o treinador, está previsto para as 23h30 deste domingo. Meia hora antes do término do contrato do treinador, que se encerra nesta segunda-feira. Incomodado com a situação, o treinador lamentou a postura dos dirigentes, mas preferiu não se estender sobre o tema.

- A Grécia já tem um novo treinador. Não sei se não acreditavam na nossa classificação, mas compraram a minha passagem para depois do jogo. Embarque é às 23h30 deste domingo. Não sei porque fizeram, mas é isso - disse Fernando Santos durante coletiva após a partida.

Embora estivesse visivelmente chateado pela eliminação, Fernando Santos fez questão de elogiar os atletas e disse que o grupo conseguiu um feito histórico ao levar a Grécia às oitavas de final da Copa do Mundo.
- Todo mundo trabalhou muito para fazer o melhor para Grécia. Todos se empenharam. Fizemos o melhor e alcançamos um feito histórico para o nosso futebol. Claro que queríamos ter passado, mas infelizmente isso não aconteceu. A Costa Rica está classificada, e seguimos em frente. Para nós, esse é um momento muito triste, mas fizemos o que poderíamos - lamentou.


Com relação ao jogo, o técnico português afirmou que o excesso de preciosismo foi o grande vilão na derrota grega. De acordo com Fernando Santos, os atletas pecaram ao tentar resolver o jogo em lances individuais.

- Nos primeiros minutos eles foram mais rápidos e mais objetivos. Depois, conseguimos igualar a partida e tivemos uma oportunidade ainda no primeiro tempo, mas o técnico deles salvou. No segundo tempo, queríamos resolver tudo de forma individual. Buscávamos o protagonismo e pecamos por isso. Além disso, o goleiro deles voltou a fazer grandes defesas. Foi o destaque do jogo - comentou.

Não vai longe 

Eliminado da Copa do Mundo, o português fez questão de parabenizar a Costa Rica, mas fez previsões pessimistas sobre o adversário. Para Fernando Santos, os “Ticos” não terão uma trajetória longa na competição.

- A Costa Rica está de parabéns. Mas não me parece que eles vão chegar muito mais longe. Quando começar vir o cansaço, as individualidades das grandes equipes fazem a diferença – disse o treinador, deixando claro que acredita que os costarriquenhos serão eliminados diante da Holanda, nas quartas de final.

Grécia eliminada nos pênaltis

O maior mérito da Costa Rica foi exatamente a maior qualidade da Grécia: saber resistir. Mesmo com um homem a menos durante toda a prorrogação e boa parte do segundo tempo. O time de Bryan Ruiz, Joel Campbell, Bolaños e do novo herói nacional, Navas, está na história do país. Independentemente do que aconteça contra a Holanda. Com a vitória dramática sobre a Grécia, nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, os Ticos superaram a campanha de 1990, na Itália, e garantiram a inédita classificação às quartas de final. Brilhou Navas. O goleiro defendeu a cobrança de Gekas, quarta dos gregos, além de ter tido uma grande atuação. O zagueiro Umaña selou a vitória por 5 a 3. Uma vitória que havia escapado aos 45 minutos do segundo tempo, quando Sokratis achou o gol grego já nos acréscimos; Ruiz abriu o placar.

A comemoração após a cobrança de Umaña foi digna de título. Mais uma. Na mesma Arena Pernambuco, a Costa Rica voltou a surpreender o mundo ao bater a Itália e se classificar por antecipação no grupo da morte. O triunfo sobre o Uruguai na estreia, outro feito surpreendente, foi também um momento com cara de conquista. Pode ser até injusto dizer. Mas a Costa Rica já ganhou sua Copa do Mundo. No próximo sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador, tentará o milagre diante dos holandeses.

Resta à Grécia também comemorar a sua melhor participação em Mundiais. Pela primeira vez, a equipe helênica passou para as oitavas de final e, não fosse o brilho de Navas, poderia ter ido ainda mais longe. Em 1994 e 2010, os gregos não passaram da primeira fase.

Muralha grega leva vantagem, e placar fica zerado

O ritmo cadenciado do primeiro tempo favoreceu mais a Grécia. Apesar do equilíbrio denunciado pelo placar em branco, o time europeu soube se defender e, surpreendentemente, atacar melhor que a Costa Rica. Aos 36 minutos, Salpingidis desperdiçou a única grande oportunidade da primeira etapa. Navas desviou o chute cruzado do atacante dentro da área, após cruzamento de Holebas . Arrancou suspiros do público. Um momento raro em toda a primeira etapa.
A Grécia cumpriu a cartilha. Bem postada na defesa, organizada no meio. Na medida do possível, perigosa nos contra-ataques. Único homem à frente da linha da bola, Samaras mostrou qualidade. O atacante do Celtic soube bem o que fazer com a bola, mesmo quando não tinha chance de finalizar.

Esperava-se mais da Costa Rica. Sobretudo do setor ofensivo, da dupla Bryan Ruiz e Joel Campbell. Um chute perigoso de Bolaños, fruto de uma boa trama no ataque, foi o único momento de inspiração. O ritmo do primeiro tempo acabou frustrando a torcida, que não economizou nas vaias na descida para o intervalo.





Costa Rica na frente, expulsão e, de novo, gol grego dramático

Talvez a reclamação do público tenha surtido efeito. Talvez tenha sido só mais uma ironia do futebol. O ferrolho grego, a muralha, apenas assistiu Bolaños rolar a bola para Bryan Ruiz na entrada da área. Desmarcado, o atacante do PSV emendou o chute no cantinho do goleiro Karneziz, imóvel. Pareceu um gol em câmera lenta. O segundo de Ruiz na Copa. O segundo na Arena Pernambuco - o primeiro derrubou os italianos.

Desvantagem assimilada, o técnico Fernando Santos resolveu mexer na Grécia. Saiu o volante Samaris para a entrada do atacante Mitroglou. Àquela altura, buscar o ataque era a única alternativa. Ainda mais depois que o zagueiro Duarte foi expulso. Ele já tinha amarelo e deu uma entrada dura em Holebas  aos 20 minutos.
Com um homem a mais, a Grécia se lançou de vez à frente. Martelou até o fim. Seguiu fiel ao princípio de nunca desistir. Acreditar sempre. Até o último segundo. Como em um flash-back, o time helênico repetiu a façanha vista na última rodada da fase de grupos. O gol de empate saiu já nos acréscimos. Assim como o gol da classificação no Grupo C, contra a Costa do Marfim.

Daquela vez, Samaras. Desta vez, Sokratis. Foi o zagueiro que aproveitou o rebote do goleiro Navas, após a finalização de Gekas. Mais um gol com espírito grego. Antes da prorrogação, Navas ainda precisou fazer uma grande defesa numa cabeçada de Mitroglou.

Grécia pressiona, e Navas segura empate na prorrogação
O primeiro tempo da prorrogação correu sem maiores emoções. A vantagem numérica conduzia a Grécia de maneira mais incisiva ao ataque, mas as chances não apareciam. Um ou outro lance exigiu dos goleiros. No de maior perigo, Navas evitou um gol contra de Umaña logo no primeiro minuto.

Os costarriquenhos tentavam se multiplicar para amenizar a perda de Duarte. Os gregos se sentiam na obrigação de aproveitar a vantagem, antes dos pênaltis. Aos 7 minutos, um contra-ataque da Grécia abriu a porta da vitória. Cinco contra dois. Era a chance. Torodisis recebeu na área e chutou cruzado. Navas espalmou.

Nos acréscimos, Mitroglou teve a classificação nos pés. Perdeu o gol dentro da área. Fez-se a vontade da torcida brasileira - maioria absoluta no estádio -  que comemorou o apito final como um gol. Para ter o prazer de ver os pênaltis.

Navas volta a ser decisivo nos pênaltis

Nas cobranças, competência. Pelo lado costarriquenho, Celso Borges, Bryan Ruiz, Giancarlo González e Campbell trataram de deixar o time centro-americano sempre em vantagem. Nas três primeiras cobranças gregas, Mitroglou, Christodoulopoulos e Holebas mantiveram a igualdade. No quarto pênalti para os europeus, Gekas bateu e Navas voou para pegar. Bastou ao zagueiro Umaña, um dos destaques dos Ticos no Mundial, confirmar a sua cobrança para dar início à festa. A zebra soube deixar de ser zebra. A Costa Rica, mesmo pressionada, voltou a vencer quando já não era mais franco atiradora. Agora, tem a Holanda pelo caminho. Outra vez sem pressão.

Videos com os gols

sábado, 28 de junho de 2014

Santos elogia Aracaju e diz que equipe recebeu bastante apoio

Aracaju virou a casa da Grécia no Brasil. Escolhida para ser sub-sede da equipe helênica, a capital sergipana deu sorte aos gregos. Foi treinando na terra das araras e do caju que o time conquistou a inédita classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo em sua terceira participação.

E por serem recebidos tão bem na cidade e sem nenhum problema durante a estadia na primeira fase da Copa, o técnico Fernando Santos resolveu deixar um agradecimento especial ao povo sergipano na coletiva desta quarta-feira no hotel.

- O povo brasileiro é muito alegre e isto faz parte da cultura local. Já conheço o Brasil muito bem e eles falam a minha língua. Quero deixar um agradecimento muito forte para Aracaju. Tudo funcionou de forma perfeita aqui, desde o hotel até a segurança policial. Agradecemos muito por este apoio. Não somos tão alegres como você, mas em nome da seleção da Grécia quero dizer muito obrigado a esta cidade que nos recebeu muito bem - destacou Fernando Santos.

Nas oitavas de final, a Grécia vai enfrentar a Costa Rica, classificada como líder do Grupo D. O jogo será neste domingo, Às 17 horas, na Arena Pernambuco, no Recife. Mesmo que conquiste a classificação para as quartas de final, os gregos não retornam à Aracaju. Eles ficarão em Salvador, cidade que abrigará o possível próximo duelo.

Colega de Campbell no Olympiacos, Manolas alerta a Grécia: "Ele é rápido"

O confronto entre Grécia e Costa Rica, no próximo domingo, na Arena Pernambuco, vai marcar o reencontro entre companheiros de Olympiacos. Os gregos Holebas, Manolas e Samaris jogam com a principal estrela costarriquenha, o atacante Joel Campbell. O jogador marcou apenas um gol até aqui na Copa do Mundo, mas é uma das grandes armas da equipe adversária para tentar avançar para as quartas de final.

Exatamente por isso, o zagueiro Manolas, que terá a função de marcar o colega de clube, preveniu o time e pediu atenção especial com Campbell. Em entrevista coletiva em Aracaju, nesta sexta, antes do embarque para Pernambuco, ele elogiou o atacante costarriquenho e falou o que será preciso fazer para barrá-lo.

Nós temos uma relação muito boa com o Campbell. É um amigo e uma pessoa muito especial. É um jogador de muitas qualidades. Uma grande referência para a seleção da Costa Rica. Ele é rápido, tem ótima visão de jogo e sabe se colocar muito bem na área, além de ser um grande definidor de jogadas. Precisamos estar muito atentos para não dar espaços para ele. Qualquer chance que ele tiver será fatal. Não podemos deixá-lo trabalhar - disse Manolas.

A missão da Grécia com os costarriquenhos é complicada. Enquanto a seleção helênica se classificou com dificuldades, em um grupo nivelado, a Costa Rica superou a chave da morte com Uruguai, Inglaterra e Itália.

- Eles fizeram o que parecia improvável. E nós também superamos coisas incríveis para estar aqui. Por isso acredito que será uma grande batalha. Estamos muito confiantes no nosso potencial - concluiu Manolas.

Grécia e Costa Rica jogam na Arena Pernambuco, no Recife, no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília).

quarta-feira, 25 de junho de 2014

A história sendo feita

A possibilidade de fazer história estava ali, alcançável como um sonho outrora impossível que se torna realidade. Com a oportunidade de passar às oitavas de final de uma Copa do Mundo pela primeira vez, Grécia e Costa do Marfim decidiram a segunda vaga do Grupo C, no Estádio Castelão, em Fortaleza, diante de um público de 59.095. E, apesar da flagrante inferioridade técnica, a Grécia se utilizou da superação para vencer por 2 a 1, com direito a gol da vaga marcado por Samaras aos 47 minutos da etapa final, de pênalti. Uma classificação digna de deuses do Olimpo, que muitas vezes, descem a Terra para dar uma força aos seus filhos prediletos.

Mitologia à parte, pesou a soberba da seleção da Costa do Marfim, que começou o jogo acreditando que a vaga viria na hora que bem entendesse. Outros deuses, os do futebol, porém, castigam quem acredita demais no favoritismo e a transpiração grega deixou o time europeu em vantagem com Samaris. A equipe africana acordou na etapa final e até empatou com Bony, mas as Moiras, que determinam o destino de todos, penderam para o lado helênico e um pênalti redentor no fim fez de Samaras um herói, que sofreu e assinalou de pênalti.

O rival grego da próxima fase será a Costa Rica, primeira colocada no Grupo D, que deixou para trás Itália e Inglaterra. O duelo será na Arena Pernambuco, no próximo domingo, às 17h (de Brasília).

Soberba marfinense e boas mexidas gregas

Com Drogba como titular pela primeira vez na competição, a Costa do Marfim entrou para o confronto com ares de favorita. Afinal, tinha em seu time, além do próprio atacante, jogadores de destaque internacional, como Yayá Touré, Kalou e Gervinho. A Grécia, ao contrário, não dispunha de muita qualidade técnica; Por isso, fez do coração a sua arma principal para o confronto. Só a transpiração poderia fazer a diferença para os europeus.

Sem qualquer tipo de jogador que pudesse comandar as jogadas no meio de campo, a Grécia teve de acionar seus laterais para poder ir à frente. Torosidis, pela direita, e Holebas, pela esquerda, foram as principais armas do técnico Fernando Santos nos 45 minutos iniciais. A Costa do Marfim, preguiçosa e até um pouco vítima da própria soberba devido ao favoritismo de véspera, sempre exagerava no momento crucial de definição dos lances, seja com um toque de efeito ou com um drible a mais. Sendo assim, não deu trabalho a nenhum dos goleiros gregos, já que Karnezis, contundido, teve de ser substituído por Glykos na metade da etapa inicial.

Aos poucos e com paciência, a Grécia passou a dominar as ações. A primeira chance clara veio em contra-ataque iniciado por Holebas. A bola chegou aos pés de Samaras, que serviu o próprio Holebas. Ele chegou em velocidade e carimbou o travessão. Sentindo-se mais à vontade em campo, os gregos decidiram apertar a saída de bola da frágil defesa marfinense. E foi nessa que se deu bem pouco antes do intervalo. Tioté falhou ao tentar dar passe de primeira. Samaris roubou a bola tocando para o quase xará Samaras e recebeu na frente. Cara a cara com o goleiro, ele não perdoou e marcou o primeiro gol da Grécia na competição. Placar justo para os 45 minutos iniciais. O curioso é que Samaris não começou jogando. Ele substituiu o lesionado Kone logo aos 11 minutos, sendo a primeira das duas mexidas gregas na primeira etapa.

Reação africana, mas gol no fim classifica a Grécia

A necessidade de fazer ao menos um gol obrigou a Costa do Marfim a mudar de postura no segundo tempo. Em vez de toques insistentes pelo meio, a equipe do técnico Lamouchi passou a abrir mais as jogadas. Drogba teve até boa chance em cruzamento de Aurier, mas chargeou o goleiro e o lance foi parado. Com a vantagem em mãos, a Grécia só saía na boa, mas tinha dificuldade para concatenar as jogadas com os atacantes, já que Samaras e Salpingidis têm pouca velocidade. O meia Lazaros, quando tinha espaço, até foi capaz de arriscar uma jogada individual e quase ampliou a margem no placar. Salpingidis, em chute de fora, também assustou os africanos.

O último terço da partida foi de pura exposição da Costa do Marfim. Ao tentar atacar com muita gente, oferecia espaços imensos para os contragolpes gregos. Assim sendo, os africanos ficaram entre a cruz e a espada. Buscavam a todo custo um gol, cientes de que o adversário poderia fechar a conta a qualquer momento. Nessa tônica, era a Grécia quem levava mais perigo, muito mais perto de ampliar a vantagem do que de sofrer a igualdade. Em mais uma saída rápida, Karagounis recebeu e tentou de fora, carimbando o travessão marfinense mais uma vez.

Depois de correr tantos riscos e o adversário não aproveitar, a Costa do Marfim foi impiedosa. Na primeira chance cristalina que teve, igualou o marcador. E justamente com uma jogada no lado do campo foi utilizada. Gervinho recebeu pela esquerda e serviu Bony, que bateu rasteiro, de primeira, sem chance para Glykos. Bony entrara pouco antes justamente no lugar de Tioté. Ou seja, para salvar a pele do companheiro que falhara no gol grego.

Quando a Grécia parecia sem forças para voltar à frente no marcador, mostrou que guerreiros não morrem de véspera, Surgiu uma oportunidade derradeira e justa com o que se desenrolava em campo. Sio, que entrara pouco tempo antes, derrubou Samaras na área nos acréscimos. O mesmo Samaras foi para a cobrança e garantiu a heroica classificação grega. No fim das contas, a bravura fez a diferença. Nem sempre o futebol é feito de justiça. Mas desta vez foi. A Grécia mereceu e fez história.


Fernando Santos ironiza críticas: “Se tivesse Neymar, time jogaria melhor”

Nem mesmo a heroica classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo, fato inédito na história da Grécia, é capaz de isentar o técnico Fernando Santos das críticas. A estratégia de manter o padrão defensivo intacto contra a Costa do Marfim, mesmo em uma partida em que o triunfo era imprenscindível, gerou questionamentos ao português. A vitória por 2 a 1 sobre os marfinenses veio apenas no último minuto, com direito a altos graus de dramaticidade. Mas foi o suficiente para mudar o humor de Fernando Santos, que normalmente mantém o seu estilo turrão. A falta de ímpeto ofensivo foi explicada em tom bem-humorado.



– Se eu tivesse Neymar e Messi no meu time, certamente ele jogaria melhor. Mas não posso exigir dos meus jogadores algo que foge das caracteríticas deles. Não se muda do 8 para o 800 do dia para a noite. Sabíamos que seria um confronto difícil, mas nos encaixaríamos bem com o jogo que o adversário tem – frisou o treinador.

Cheio de analogias, o treinador também citou que coisas que não são as melhores também podem ter o seu valor. E fez a comparação da música erudita com o samba, sem deixar de ressaltar a importância de cada uma para provar que a sua equipe pode fazer um grande papel, independentemente da qualidade discutível que possa ter.

– Se não tocar Bach, Mozart ou Beethoven, não significa que não vai haver festa. Faz-se um samba. Toca-se um tambor. Até um forró. Mas a festa tem que acontecer. É o nosso caso. Mesmo com limitações, somos capazes de realizar um bom espetáculo. E foi maravilhoso dar essa alegria ao povo  grego – exemplificou o treinador.




Fernando Santos se considera um cara extremamente positivo e faz questão de deixar de lado algo que não agregue coisas boas. Devido a isso, ele foi perguntado sobre as vantagens que se tem de enfrentar a Costa Rica na próxima fase, uma vez que a equipe centro-americana estava em grupo com três campeãs mundias, o que poderia tornar o caminho grego mais árduo.

Comedido e com os pés no chão, o português preferiu adotar discurso humilde e tratou de elevar o próximo adversário a um patamar mais alto possível.

– Se a Costa Rica era dada como morta no tal Grupo da Morte e conseguiu sobreviver, ainda sendo a primeira colocada, é porque se trata de uma equipe de muito valor. Mas também temos as nossas capacidades e condições de impor o nosso jogo. É um confronto sem favorito – completou

Nada na cabeça além do gol diz Samaras

A responsabilidade de representar 12 milhões de pessoas parece não ter pesado nas costas do atacante Samaras. Coube ao jogador de 29 anos a incumbência de cobrar o pênalti que classificou a Grécia para as oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez. A partida estava 1 a 1 aos 46 do segundo tempo – resultado que favorecia os africanos – quando os gregos tiveram a grande oportunidade na marca da cal.

Com certa rodagem no futebol, Samaras contou a sua tática para manter a frieza em um momento tão decisivo. Esquecer do mundo naquela hora seria fundamental para a manutenção da concentração. Foi com esta receita que o camisa 7 balançou a rede adversária e garantiu a comemoração grega.

- A única coisa que pensei foi a de não poder deixar que nada passasse pela minha cabeça naquela hora. Somente o gol. Eu tive que ter foco somente no gol para executar a cobrança da melhor maneira. Fui feliz em converter e estamos muito orgulhosos pela nossa classificação – explicou o atacante do Celtic.





Perguntado sobre uma possível campanha gloriosa como a da Euro de 2004, quando a Grécia foi campeã, Samaras preferiu o discurso que sugere que não se deve dar um passo maior do que a perna. O pensamento está voltado somente para a Costa Rica, adversário do próximo domingo, pelas oitavas de final, no Recife.

- Não tenho como pensar em título agora. Mal conseguimos uma vaga na segunda fase. É hora de voltar as nossa atenções para o próximo adversário. A Costa Rica já provou que é muito competitiva. Passou por grandes adversários e tem excelente jogadores. Temos cinco dias de preparação e vamos estudá-los ao máximo - declarou.

O gol de pênalti contra a Costa do Marfim foi o primeiro de Samaras em Copas do Mundo na carreira. A Grécia dobrou a sua conta na história. Havia feito apenas dois gols em Mundiais e marcou mais dois diante da seleção africana, na vitória por 2 a 1. Este foi o segundo triunfo dos gregos no torneio somando as suas três participações. O único êxito havia sido contra a Nigéria, em 2010, pelo mesmo marcador.

Santos acredita em volta de Karnezis, mas descarta Kone contra Costa Rica

Pela primeira vez nas oitavas de final de uma Copa do Mundo, a Grécia terá, pelo menos, uma alteração para a batalha contra a Costa Rica no domingo, na Arena Pernambuco. Durante coletiva pós-classificação, o técnico Fernando Santos admitiu ser difícil a presença do meia Panagiotis Kone, que deixou o gramado da Arena Castelão por lesão muscular. Por outro lado, confia na presença de Karnezis, seu goleiro titular.

– Penso que o caso do Karnezis, que deixou o campo sentindo dores nas costas, pode ser resolvido, mas Kone dificilmente poderá jogar. É uma pena, porque ele estava indo muito bem – declarou.

Contra a Costa do Marfim, o goleiro titular precisou ser substituído por Glykos ainda no primeiro tempo, enquanto o meia deu lugar ao volante Andreas Samaris. O técnico português admite as qualidades do adversário na Arena Pernambuco, mas demostrou confiança em todo o elenco da Grécia para avançar às quartas.




– Temos uma equipe de grande união, vontade e concentração. Todos são capazes de entrar – defendeu.

Na primeira fase, a Grécia perdeu o primeiro jogo para a Colômbia por 3 a 0. Depois, empatou com o Japão em 0 a 0 e venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 nesta terça-feira. Nas oitavas, enfrenta a Costa Rica, no domingo, na Arena Pernambuco, às 17h.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Karnezis quer gols

Dizem que vida de goleiro é dura. Imagine a do goleiro de um time que não faz gols. Quando a rede balança, é ele quem tem buscar a bola no fundo da meta. Assim tem sido a rotina de Karnezis na Copa do Mundo deste ano. O camisa 1 da Grécia já levou três gols na competição e ainda não teve o prazer de comemorar uma vez sequer com seus companheiros. Para seguir na competição, isso terá que mudar.

A Grécia só tem chance de avançar às oitavas de final da competição se derrotar a Costa do Marfim nesta terça-feira, em Fortaleza. Ou seja, terá de marcar ao menos uma vez para sair vitoriosa. Karnezis sabe do esforço da equipe para o resultado positivo aconteça e ressalta a importância do jogo coletivo para que o ataque encerre a seca de gols vivida até aqui no Mundial.

- A única coisa que eu posso dizer é que não é uma questão individual. A seleção está aqui e é uma honra jogar a Copa do Mundo. Isso se aplica aos jogadores. Temos que estar em boa forma para nos classificar às oitavas. Confiamos que os nossos atacantes possam desencantar na hora certa, que é neste jogo decisivo que teremos contra a Costa do Marfim – frisou o arqueiro.

O possível confronto com Drogba não chega a assustar o jogador. Mas é claro que os devidos cuidados precisam ser tomados quando se trata de um jogador de renome internacional. Segundo Karnezis, nada que o técnico Fernando Santos não tenha passado nos vídeos que mostrou sobre o adversário. A vigia ao craque marfinense será feita.

- Estamos bem focados. Sabemos que ele é um grande jogador. Mas a Copa do Mundo é feita de grandes jogadores.  Nosso treinador nos passou as informações da equipe da Costa do Marfim. E não podemos dar espaços para um definidor como ele. O nosso único objetivo é vencer, independentemente dos jogadores ou da seleção em si. Seja jogando com uma seleção mais forte ou com uma mais fraca – explicou o goleiro.
É importante ressaltar que um triunfo não garante a Grécia na próxima fase da competição. Ela terá de torcer para que o Japão não derrote a Colômbia, em confronto que será simultâneo, em Cuiabá. Caso gregos e japoneses vençam, os europeus terão de tirar a diferença no saldo de gols. Neste momento, o Japão tem -1 e a Grécia, -3 de saldo.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Liga Europa 2014-2015


Primeira pré-eliminatória (3 e 10 de Julho)

FC Sioni Bolnisi (GEO) -  KS Flamurtari (ALB)
FC Tiraspol (MDA) - İnter Bakı PİK (AZE)
Hibernians FC (MLT) - FC Spartak Trnava (SVK)
UE Sant Julià (AND) - FK Čukarički (SRB)
FC Koper (SVN) - FK Čelik Nikšić (MNE)
FK Turnovo (MKD) - FC Chikhura Sachkhere (GEO)
FC Shirak (ARM) - FC Shakhter Karagandy (KAZ)
Qäbälä FK (AZE) - NK Široki Brijeg (BIH)
Diósgyőri VTK (HUN) - Birkirkara FC (MLT)
FC Vaduz (LIE) - College Europa FC (GIB)
FC Veris Chisinau (MDA) - PFC Litex Lovech (BUL)
UE Santa Coloma (AND) -  FK Metalurg Skopje (MKD)
FC Kairat Almaty (KAZ) - FK Kukësi (ALB)
SS Folgore/Falciano (SMR) - FK Budućnost Podgorica (MNE)
RNK Split (CRO) - FC Mika (ARM)
PFC Botev Plovdiv (BUL) - AC Libertas (SMR)
FK Lovćen (MNE) - FK Željezničar (BIH)
FK Shkëndija 79 (MKD) - FC Zimbru Chisinau (MDA)
Sliema Wanderers FC (MLT) - Ferencvárosi TC (HUN)
FC Pyunik (ARM) - FC Astana (KAZ)
NK Rudar Velenje (SVN) - KF Laçi (ALB)
FC Differdange 03 (LUX) - FK Atlantas (LTU)
VPS Vaasa (FIN) - IF Brommapojkarna (SWE)
B36 Tórshavn (FRO) - Linfield FC (NIR)
Fram Reykjavík (ISL) - JK Nõmme Kalju (EST)
Rosenborg BK (NOR) - FK Jelgava (LVA)
Derry City FC (IRL) - Aberystwyth Town FC (WAL)
Aberdeen FC (SCO) - FK Daugava Rīga (LVA)
Tartu FC Santos (EST) - Tromsø IL (NOR)
Crusaders FC (NIR) - FK Ekranas (LTU)
Stjarnan (ISL) - Bangor City FC (WAL)
AS Jeunesse Esch (LUX) - Dundalk FC (IRL)
Myllykosken Pallo-47 (FIN) - ÍF Fuglafjørdur (FRO)
FH Hafnarfjördur (ISL) - Glenavon FC (NIR)
JK Sillamäe Kalev (EST) - FC Honko Espoo (FIN)
FK Banga (LTU) - Sligo Rovers FC (IRL)
Víkingur (FRO) - FC Daugava Daugavpils (LVA)
IFK Göteborg (SWE) - CS Fola Esch (LUX)
FK Haugesund (NOR) - AUK Broughton FC (WAL)
-----------------------------------------------------------------
Segunda pré-eliminatória (17 e 24 de Julho)

Győri ETO FC (HUN) - IFK Göteborg (SWE)/CS Fola Esch (LUX)
Molde FK (NOR) - ND Gorica (SVN)
FK Lovćen (MNE)/FK Željezničar (BIH) - UE Santa Coloma (AND)/FK Metalurg Skopje (MKD)
Fram Reykjavík (ISL)/JK Nõmme Kalju (EST) - KKS Lech Poznań (POL)
FC Dinamo Minsk (BLR) - Myllykosken Pallo-47 (FIN)/ÍF Fuglafjørdur (FRO)
FC Neman Grodno (BLR) - FH Hafnarfjördur (ISL)/Glenavon FC (NIR)
Hapoel Beer Sheva FC (ISR) - RNK Split (CRO)/FC Mika (ARM)
FC Slovan Liberec (CZE) - MFK Košice (SVK)
Víkingur (FRO)/FC Daugava Daugavpils (LVA) - Tartu FC Santos (EST)/Tromsø IL (NOR)
FC Petrolul Ploieşti (ROU) - FC Sioni Bolnisi (GEO)/KS Flamurtari (ALB)
UE Sant Julià (AND)/FK Čukarički (SRB) - SV Grödig (AUT)
CFR 1907 Cluj (ROU) - FK Jagodina (SRB)
Motherwell FC (SCO) - Stjarnan (ISL)/Bangor City FC (WAL)
Hibernians FC (MLT)/FC Spartak Trnava (SVK) - FC Zestafoni (GEO)
Crusaders FC (NIR)/FK Ekranas (LTU) - VPS Vaasa (FIN)/IF Brommapojkarna (SWE)
Aberdeen FC (SCO)/FK Daugava Rīga (LVA) - FC Groningen (NED)
Bursaspor (TUR) - FK Turnovo (MKD)/FC Chikhura Sachkhere (GEO)
Neftçi PFK (AZE) - FC Koper (SVN)/FK Čelik Nikšić (MNE)
B36 Tórshavn (FRO)/Linfield FC (NIR) - AIK Solna (SWE)
HNK Rijeka (CRO) - Sliema Wanderers FC (MLT)/Ferencvárosi TC (HUN)
SS Folgore/Falciano (SMR)/FK Budućnost Podgorica (MNE) - AC Omonia (CYP)
FK Mladá Boleslav (CZE) - Qäbälä FK (AZE)/NK Široki Brijeg (BIH)
FC Luzern (SUI) - Saint Johnstone FC (SCO)
NK Rudar Velenje (SVN)/KF Laçi (ALB) - FC Zorya Luhansk (UKR)
Rosenborg BK (NOR)/FK Jelgava (LVA) - FK Banga (LTU)/Sligo Rovers FC (IRL)
FC Differdange 03 (LUX)/FK Atlantas (LTU) - FC Shirak (ARM)/FC Shakhter Karagandy (KAZ)
FK Sarajevo (BIH) - FK Haugesund (NOR)/AUK Broughton FC (WAL)
SV Zulte Waregem (BEL) - Zawisza Bydgoszcz (POL)
JK Sillamäe Kalev (EST)/FC Honko Espoo (FIN) - FC Krasnodar (RUS)
PFC CSKA Sofia (BUL) - FK Shkëndija 79 (MKD)/FC Zimbru Chisinau (MDA)
Derry City FC (IRL)/Aberystwyth Town FC (WAL) - FC Shakhtyor Soligorsk (BLR)
Ruch Chorzów (POL) - FC Vaduz (LIE)/College Europa FC (GIB)
Hapoel Tel-Aviv FC (ISR) - FC Pyunik (ARM)/FC Astana (KAZ)
FK AS Trenčín (SVK) - FK Vojvodina (SRB)
FC Veris Chisinau (MDA)/PFC Litex Lovech (BUL) - Diósgyőri VTK (HUN)/Birkirkara FC (MLT)
PFC Botev Plovdiv (BUL)/AC Libertas (SMR) - SKN St Pölten (AUT)

Asteras Tripolis FC (GRE) - RoPS Rovaniemi (FIN)

HNK Hajduk Split (CRO) - AS Jeunesse Esch (LUX)/Dundalk FC (IRL)
FC Kairat Almaty (KAZ)/FK Kukësi (ALB) - Esbjerg fB (DEN)
IF Elfsborg (SWE) - FC Tiraspol (MDA)/İnter Bakı PİK (AZE)

Na 3ª pré-eliminatória entram 

Atromitos (GRE) - Ermis (CYP)

Play-offs entram

Apollon Limassol (CYP) - PAOK (GRE)

Especulado no Besiktas, Mitroglou se esquiva do assunto em coletiva

O assunto que tem dominado as páginas esportivas turcas nos últimos dois dias é a transferência do atacante grego Kostas Mitroglou para o Besiktas. Ele seria o principal reforço da equipe na próxima janela do futebol europeu. O jogador não fez boa temporada pelo Fulham e, ainda por cima, viu sua equipe ser rebaixada na Premiere League. Justamente por isso, dificilmente deve seguir no futebol inglês.

Em Aracaju com a seleção helênica disputando a Copa do Mundo, Mitroglou, fugiu do assunto ao ser diretamente questionado.



- Neste momento, o meu foco está na seleção e no Mundial. Temos uma missão muito importante aqui no Brasil e não podemos desviar deste objetivo - limitou-se a dizer.

Mitroglou sente dores no quadril e não tem presença 100% garantida para o jogo da Grécia contra a Costa do Marfim, na próxima terça-feira, às 17h (horário de Brasília). No sábado, fez um trabalho específico com o preparador físico. No entanto, o atacante tem esperança de poder entrar em campo em uma partida que pode valer classificação inédita dos gregos às oitavas de final da Copa do Mundo.
- É uma final para nós. Algo parecido com o que ocorreu na Eurocopa 2012. Vamos observar o que nosso treinador vai nos dizer. A Costa do Marfim é um time forte com jogadores de qualidade, como Drogba e Touré. Temos que jogar para ganhar - falou Mitroglou.
Sobre a falta de gols da Grécia, o atacante grego se mostrou esperançoso de que este quadro pode mudar diante dos marfinenses.




- Estou pronto para ajudar o nosso time. Se eu não conseguir marcar gols, que os outros façam. Eu quero simplesmente ganhar e fazer o povo grego feliz.
Para estar na próxima fase da Copa do Mundo, a Grécia precisa, além de vencer a Costa do Marfim, torcer por um tropeço dos japoneses diante dos colombianos.

Samaris exalta poder de decisão da Grécia: "Preparada pra grandes jogos"

Às vésperas do jogo decisivo contra a Costa do Marfim, é grande a confiança do time grego na possibilidade de classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Quando encontram a imprensa, os jogadores helênicos não perdem a oportunidade de demonstrar que estão prontos para a grande batalha. As duas equipes têm pouca tradição em Mundiais e precisam vencer para eliminar o estigma de figurantes, que nunca avançam da primeira fase.

A julgar pelo retrospecto nesta edição do Mundial, a Grécia não tem bons motivos para estar otimista, já que ainda não venceu e sequer marcou gols. Mas é justamente nas grandes decisões que o time comandado pelo português Fernando Santos mostra mais resultado. Na Eurocopa de 2012, por exemplo, a seleção grega também precisava de uma vitória na última rodada da fase de grupos, pois vinha de uma derrota e um empate. Poucos acreditavam na classificação para as quartas de final, porém o surpreendente triunfo por 1 a 0 diante da Rússia carimbou a vaga.

- A Grécia é feita para os grandes jogos. Acredito muito no poder de decisão do nosso time. É uma equipe segura e tenho muito orgulho de fazer parte dela. Estou ansioso com a possibilidade de fazer história contra a Costa do Marfim - disse o volante Andreas Samaris.
O jogador, que também atua pelo Olympiacos, elogiou a qualidade individual da seleção da Costa do Marfim, mas ressaltou que a Grécia costuma se dar bem contra time africanos.

- Nossa única vitória até aqui em Copas do Mundo foi contra a Nigéria, uma seleção africana e que tem características parecidas com a Costa do Marfim. Talvez, isso nos ajude a ler melhor o jogo deles - explicou.
Grécia e Costa do Marfim se enfrentam na próxima terça-feira, às 17h (de Brasília), no Castelão, em Fortaleza. Além de precisar vencer os africanos, os gregos têm que torcer por uma vitória da Colômbia, que enfrenta o Japão.


sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tabela anos 90

1990/91


 1. Panathinaikos Athinai      34  23  8  3  77-22  54
-------------------------------------------------------
 2. Olympiakos Piraeus(-2)     34  19 10  5  77-28  46
 3. AEK Athinai                34  18  6 10  59-33  42
 4. PAOK Saloniki(-3)          34  16  9  9  56-39  38
 5. Iraklis Saloniki           34  14  9 11  40-36  37
 6. Athinaikos Athinai         34  16  5 13  40-33  37
 7. Doxa Drama                 34  14  6 14  42-45  34  
 8. OFI Iraklion               34  11 12 11  37-38  34
 9. Aris Saloniki              34  11 11 12  34-38  33
10. Panionios Athinai          34   9 12 13  38-54  30
11. Apollon Athinai            34  10 10 14  41-62  30
12. AE Larissa                 34  10  9 15  38-46  29
13. Panachaiki Patrai          34   9 10 15  36-48  28
14. Panserraikos Serrai        34   9 10 15  30-42  28
15. AO Xanthi                  34   9 10 15  35-53  28
-------------------------------------------------------
16. Ionikos Nikaias            34   9  9 16  37-50  27
17. Levadiakos Levadia         34  10  7 17  35-51  27
18. PAS Ioannina               34   8  9 17  20-54  25

campeão: Panathinaikos Athinai
final da Taça: Panathinaikos Athinai-Athinaikos 2-1 e 3-0
UEFA Cup: AEK Athinai e PAOK Saloniki 
Acesso: Ethnikos Piraeus, Pierikos Katerini e
          AE Korinthos
 


1991/92


 1. AEK Athinai                34  23  8  3  72-25  54
-------------------------------------------------------
 2. Olympiakos Piraeus         34  20 11  3  74-30  51
 3. Panathinaikos Athinai      34  21  6  7  66-21  48
 4. PAOK Saloniki              34  13 13  8  44-44  39
 5. Apollon Athinai            34  14  7 13  35-34  35 
 6. OFI Iraklion               34  11 12 11  34-30  34
 7. Aris Saloniki              34  12  7 15  26-40  31
 8. AE Larissa                 34  11  9 14  40-46  31
 9. Iraklis Saloniki           34  10 11 13  41-41  31
10. AE Korinthos               34  12  7 15  38-47  31
11. Pierikos Katerini          34  11  8 15  41-56  30
12. Athinaikos Athinai         34  10 10 14  36-41  30
13. Doxa Drama                 34   9 11 14  39-38  29
14. AO Xanthi                  34  13  3 18  36-48  29
15. Panachaiki Patrai          34  12  5 17  42-56  29
-------------------------------------------------------
16. Panionios Athinai          34   9 11 14  32-51  29
17. Panserraikos Serrai        34   9  8 17  29-59  26
18. Ethnikos Piraeus           34   7 11 16  30-48  25

Campeão: AEK Athinai
Final da Taça: Olympiakos Piraeus-PAOK Saloniki 2-0 e 1-1
UEFA Cup: Panathinaikos Athinai e PAOK Saloniki
Acesso: Edessaikos Edessa e Ap.Kalamarias Saloniki 
          and Ionikos Nikaias   



1992/93


 1. AEK Athinai                34  24  6  4  78-27  78
-------------------------------------------------------
 2. Panathinaikos Athinai      34  24  5  5  85-21  77
 3. Olympiakos Piraeus         34  20  8  6  68-31  68
 4. OFI Iraklion               34  19  9  6  64-32  66
 5. PAOK Saloniki              34  17  6 11  52-38  57 
 6. Iraklis Saloniki           34  16  8 10  51-41  56
 7. AE Larissa                 34  11 10 13  36-42  43
 8. AO Xanthi                  34  11  9 14  56-66  42
 9. Aris Saloniki              34  12  6 16  40-50  42
10. Athinaikos Athinai         34   9 12 13  27-37  39
11. Panachaiki Patrai          34  10  9 15  41-50  39
12. Apollon Athinai            34  10  7 17  27-49  37
13. Doxa Drama                 34   9  9 16  34-57  36
14. Edessaikos Edessa          34   9  8 17  38-60  35
15. Ap.Kalamarias Saloniki     34   7 14 13  28-44  35
-------------------------------------------------------
16. Pierikos Katerini          34   9  7 18  35-62  34
17. Ionikos Nikaias            34   9  6 19  33-49  33
18. AE Korinthos               34   6  9 19  28-65  27

Campeão: AEK Athinai
Final da Taça: Panathinaikos Athinai-Olympiakos Piraeus 1-0  
UEFA Cup: Olympiakos Piraeus and OFI Iraklion 
Acesso: Panionios Athinai, Levadiakos Levadia e Nausa 



1993/94


 1. AEK Athinai                34  25  4  5  63-28  79
-------------------------------------------------------
 2. Panathinaikos Athinai      34  22  6  6  82-32  72
 3. Olympiakos Piraeus         34  18 14  2  63-27  68
 4. Aris Saloniki              34  18  9  7  55-34  63
 5. PAOK Saloniki              34  14  9 11  45-38  51
 6. Iraklis Saloniki           34  13 10 11  59-45  49 
 7. OFI Iraklion               34  13  8 13  55-42  47
 8. AO Xanthi                  34  12  9 13  62-63  45
 9. Panionios Athinai          34  12  7 15  49-58  43
10. AE Larissa                 34  11  9 14  45-53  42
11. Levadiakos Levadia         34  11  9 14  38-45  42
12. Athinaikos Athinai         34  11  7 16  34-50  40
13. Apollon Athinai            34   9 13 12  30-41  40
14. Edessaikos Edessa          34  11  6 17  41-56  39
15. Doxa Drama                 34  11  5 18  37-64  38
-------------------------------------------------------
16. Panachaiki Patrai          34   9 10 15  36-56  37
17. Ap.Kalamarias Saloniki     34   8  8 18  42-66  32
18. Nausa                      34   5  3 26  38-76  18

Campeão: AEK Athinai
Final da Taça: Panathinaikos Athinai-AEK Athinai 3-3 aet
           (Panathinaikos 4-2 nos penais)
UEFA Cup: Olympiakos Piraeus e Aris Saloniki
Acesso: Ethnikos Piraeus, Ionikos Nikaias  
          e AE Kavala



1994/95


 1. Panathinaikos Athinai      34  26  5  3  83-21  83
-------------------------------------------------------
 2. Olympiakos Piraeus         34  20  7  7  69-31  67
 3. PAOK Saloniki              34  20  5  9  55-29  65
 4. Apollon Athinai            34  20  3 11  61-37  63
 5. AEK Athinai                34  17 11  6  61-33  62
 6. Iraklis Saloniki           34  18  8  8  62-38  62
 7. Aris Saloniki              34  19  5 10  46-34  62
 8. AO Xanthi                  34  14  8 12  52-55  50
 9. OFI Iraklion               34  15  4 15  40-38  49
10. Edessaikos Edessa          34  13  3 18  45-54  42
11. AE Larissa                 34  11  7 16  41-46  40
12. Athinaikos Athinai         34  10 10 14  29-35  40
13. Ethnikos Piraeus           34  10  9 15  38-48  39
14. Panionios Athinai          34  10  6 18  36-58  36
15. Ionikos Nikaias            34   9  7 18  27-53  34
-------------------------------------------------------
16. Doxa Drama                 34   8  5 21  28-71  29
17. Levadiakos Levadia         34   5  5 24  23-67  20
18. AE Kavala                  34   5  4 25  27-75  19
 
Campeão: Panathinaikos Athinai
Final da Taça: Panathinaikos Athinai-AEK Athinai 1-0 aet
UEFA Cup: Olympiakos Piraeus e Apollon Athinai
Acesso: AO Kalamata, Paniliakos Pirgos e  
          Panachaiki Patrai    



1995/96


 1. Panathinaikos Athinai      34  26  5  3  72-22  83
-------------------------------------------------------
 2. AEK Athinai                34  25  6  3  87-22  81
 3. Olympiakos Piraeus         34  19  8  7  66-34  65
 4. Iraklis Saloniki           34  17  7 10  51-39  58 
 5. OFI Iraklion               34  17  6 11  57-52  57
 6. AO Xanthi                  34  12 11 11  53-47  47
 7. Aris Saloniki              34  12 10 12  45-47  46
 8. Ionikos Nikaias            34  12 10 12  44-50  46
 9. Edessaikos Edessa          34  12  8 14  50-59  44
10. Athinaikos Athinai         34  12  8 14  33-47  44
11. Apollon Athinai            34  11  7 16  49-48  40
12. Paniliakos Pirgos          34  10 10 14  46-51  40
13. AO Kalamata                34   9 12 13  41-46  39
14. PAOK Saloniki(-3)          34  10 11 13  42-46  38
15. Panachaiki Patrai          34  10  6 18  27-47  36
-------------------------------------------------------
16. AE Larissa                 34   9  7 18  32-64  34
17. Panionios Athinai          34   8  5 21  35-59  29
18. Ethnikos Piraeus           34   5  3 26  40-90  18

Campeão: Panathinaikos Athinai
Final da Taça: AEK Athinai-Apollon Athinai7-1
UEFA Cup: Olympiakos Piraeus e Iraklis Saloniki
Acesso: AE Kavala, AE Veria e AO Kastoria 
 


1996/97


 1. Olympiakos Piraeus         34  26  6  2  72-14  84
-------------------------------------------------------
 2. AEK Athinai                34  22  6  6  75-28  72
 3. OFI Iraklion               34  20  6  8  51-28  66
 4. PAOK Saloniki              34  19  9  6  53-28  66 
 5. Panathinaikos Athinai      34  20  4 10  60-25  64
 6. AE Kavala                  34  16  7 11  42-43  55
 7. Paniliakos Pirgos          34  13  6 15  39-49  45
 8. Ionikos Nikaias            34  12  8 14  40-47  44
 9. Apollon Athinai            34  12  6 16  39-42  42
10. AE Veria                   34  11  8 15  33-33  41
11. AO Kalamata                34  10 11 13  34-50  41
12. Athinaikos Athinai         34  11  7 16  41-59  40
13. AO Xanthi                  34  10  9 15  53-59  39
14. Panachaiki Patrai          34   9 12 13  31-38  39
15. Iraklis Saloniki           34  11  6 17  41-54  39
-------------------------------------------------------
16. Aris Saloniki(-3)          34   9 11 14  32-48  35
17. Edessaikos Edessa          34   7  7 20  38-61  28
18. AO Kastoria                34   1  5 28  13-81   8

Campeão: Olympiakos Piraeus   
Final da Taça: AEK Athinai-Panathinaikos Athinai 0-0 (5-3 pen)  
UEFA Cup: OFI Iraklion e PAOK Saloniki
Acesso: Panionios Athinai, Proodeftiki Piraeus e Ethnikos Piraeus



1997/98


 1. Olympiakos Piraeus         34  29  1  4  88-27  88  
-------------------------------------------------------
 2. Panathinaikos Athinai      34  28  1  5  90-24  85  
 3. AEK Athinai                34  22  8  4  61-30  74  
 4. PAOK Saloniki              34  21  7  6  74-41  70  
 5. Ionikos Nikaias            34  18  8  8  46-31  62  
 6. Iraklis Saloniki           34  14  9 11  49-45  51 
 7. OFI Iraklion               34  15  4 15  45-53  49
 8. AO Xanthi                  34  13  6 15  52-52  45
 9. AE Veria                   34  12  6 16  38-48  42
10. Paniliakos Pirgos          34   9  9 16  41-54  36
11. Panionios Athinai          34  10  6 18  41-54  36  
12. Apollon Athinai            34  10  6 18  37-51  36
13. AE Kavala                  34  10  5 19  40-58  35
14. Proodeftiki Piraeus        34   9  7 18  35-57  34
15. Ethnikos Piraeus           34  10  3 21  27-51  33
-------------------------------------------------------
16. Panachaiki Patrai          34   9  5 20  29-62  32  
17. AO Kalamata                34   7  8 19  27-50  29 
18. Athinaikos Athinai         34   6  9 19  23-55  27

Campeão: Olympiakos Piraeus
Campeão Play Off: Panathinaikos Athinai
Final da Taça: Panionios Athinai-Panathinaikos Athinai 1-0
UEFA Cup: AEK Athinai e PAOK Saloniki  
Acesso: Aris Saloniki, Panelefsiniakos Elefsina e Ethnikos Asteras   



1998/99


 1. Olympiakos Piraeus         34  27  4  3  82-21  85  
-------------------------------------------------------
 2. AEK Athinai                34  23  6  5  71-27  75  
 3. Panathinaikos Athinai      34  23  5  6  66-36  74  
 4. PAOK Saloniki              34  19  5 10  51-31  62
 5. Ionikos Nikaias            34  17  9  8  64-36  60 
 6. Aris Saloniki              34  19  3 12  53-43  60 
 7. AO Xanthi                  34  16  8 10  44-33  56
 8. OFI Iraklion               34  16  3 15  50-44  51
 9. Iraklis Saloniki           34  13  8 13  54-45  47
10. AE Kavala                  34  12  6 16  46-62  42
11. Ethnikos Asteras           34  11  7 16  40-58  40
12. Proodeftiki Piraeus        34  10  9 15  28-37  39
13. Paniliakos Pirgos          34  11  5 18  37-54  38
14. Apollon Athinai            34   9  9 16  42-62  36
15. Panionios Athinai          34   9  5 20  42-58  32 
-------------------------------------------------------
16. Panelefsiniakos Elefsina   34   7 11 16  25-49  32 
17. AE Veria                   34   6  5 23  20-55  23  
18. Ethnikos Piraeus           34   0  8 26  17-81   8  

Campeão: Olympiakos Piraeus
Campeão Play Off: AEK Athinai 
Final da Taça: Olympiakos Piraeus-Panathinaikos Athinai 2-0
UEFA Cup: PAOK Saloniki, Ionikos Nikaias and Aris Saloniki   
Acesso: AO Trikala, Panachaiki Patrai and AO Kalamata

Tabela Anos 70

1970/71

1.A.E. Konstantinoupolis 88 34 23- 8- 3 67:18 +49 CHAMPIONS
------------------------------------------------------------------
 2.Panionios G.S. Neas Smirnis     83  34  21- 7- 6   61:34 +27    UEFA CUP  
------------------------------------------------------------------
 3.Panathinaikos A.O. Athinas      82  34  19-10- 5   62:26 +32
 4.Egaleo A.O. Athinas             75  34  15-11- 8   31:24 + 7
 5.A.S. Iraklis Thessalonikis      75  34  13-15- 6   40:30 +10
------------------------------------------------------------------
 6.Olympiakos S.F.P. Pireas        71  34  13-11-10   44:24 +20    CUP WINNER
------------------------------------------------------------------
 7.Apollonas Athinas               71  34  12-13- 9   30:27 + 3
 8.Ethnikos A.O. Piraes            68  34  10-14-10   45:37 + 8             
 9.P.A.O.K. Thessalonikis          68  34  12-10-12   38:32 + 6
10.A.S. Aris Thessalonikis         67  34  10-13-11   45:39 + 6
11.A.O. Kavalas                    65  34  10-11-13   25:35 -10
12.A.S. Pierikos Katerini          64  34   8-14-12   31:43 -12
13.A.P.E. Fostiras Tavros Athinas  64  34   8-14-12   31:47 -16
14.A.S. Veria                      64  34   9-12-13   28:47 -19
------------------------------------------------------------------
15.A.O. Panserraikos Serres        62  34   9-10-15   32:38 - 6 --
16.Proodeftiki Pireas              58  34   5-14-15   29:52 -23 --
17.O.F.I. Iraklio Kritis           55  34   5-11-18   28:61 -33 --       
18.E.P.A. Larnakas                 43  34   3- 4-27   23:76 -53 --

EPA Larnakas perdeu 1 ponto



1971/72

1.Panathinaikos A.O. Athinas 88 34 24- 6- 4 89:23 +66 [CHAMPION]
------------------------------------------------------------------
2.Olympiakos S.F.P. Pireas         83  34  20- 9- 5  61:33 +28    [UEFA Cup]
3.Athlitiki Enosi Konstantinoupoli 82  34  20- 8- 6  57:23 +34    [UEFA Cup]
------------------------------------------------------------------
4.A.S. Aris Thessalonikis          81  34  18-11- 5  52:25 +27
------------------------------------------------------------------
5.P.A.O.K. Thessaloniki            80  34  18-10- 6  53:27 +26    [Cup Winners Cup]
------------------------------------------------------------------
6.Panachaiki G.E. Patras           70  34  11-14- 9  40:35 + 5
7.Panionios G.S.S. Athinas         69  34  13- 9-12  32:33 - 1
8.A.O. Ethnikos Pireas             67  34   9-15-10  39:36 + 3
9.A.S. Iraklis Thessaloniki        67  34  11-11-12  36:40 - 4
10.A.O. Kavala                      66  34  12- 8-14  34:38 - 4
11.A.O. Aigaleo Athina              65  34  11- 9-14  31:46 -15
12.A.O. Trikala                     64  34   9-12-13  38:43 - 5
13.A.O. Olympiakos Volou            62  34  10- 8-16  26:43 -17
14.A.P.O. Fostiras Tavrou Athinas   62  34   8-12-14  37:53 -16
------------------------------------------------------------------
15.A.S. Verias                      59  34   7-11-16  23:56 -33 --
16.A.O. Pierikos Katerini           58  34   5-14-15  26:48 -22 --
17.A.O. Apollonas Athinas           56  34   7- 8-19  32:55 -23 --
18.Olympiakos Lefkosias Kypros      44  34   2- 7-25  14:63 -49 --  (-1 ponto)



1972/73

Olympiakos Piraeus - Panathinaikos foi suspenso aos 81 '(3:2)
Panathinaikos - P.A.O.K. 0-2 PAOK, Panathinaikos não jogou.
Aigaleo - Panathinaikos 2-0 Awarded, Panathinaikos não jogou.
Omonoia - Panathinaikos suspenso no intervalo

 1.Olympiakos S.F.P. Pireas         94  34  27- 6- 1  72:13 +59    [CHAMPION]
------------------------------------------------------------------
 2.P.A.O.K. Thessaloniki            92  34  27- 4- 3  75:24 +51    [CUP WINNERS CUP]
 3.Panathinaikos A.O. Athina *      82  34  22- 7- 5  89:29 +60    [UEFA CUP]
 4.Panachaiki G.E. Patras           78  34  16-12- 6  42:27 +15    [UEFA CUP]
------------------------------------------------------------------
 5.A.E.K. Athinas                   71  34  13-11-10  39:36 + 3
 6.A.O. Ethnikos Pireas             69  34  10-15- 9  35:32 + 3
 7.A.S. Iraklis Thessalonikis       69  34  11-13-10  42:39 + 3
 8.Panionios G.S. Smyrnis Athina    69  34  13- 9-12  41:39 + 2
 9.A.S. Aris Thessaloniki           69  34  13- 9-12  38:36 + 2
10.A.O. Kavala                      64  34   8-14-12  32:38 - 6
11.A.O. Aigaleo Athinas             64  34  11- 8-15  30:47 -17
12.Olympiakos Volou                 63  34  10- 9-15  25:42 -17
13.A.P.O. Fostiras Tavrou           62  34  10- 8-16  23:39 -16
14.A.O. Panserraikos Serres         61  34   6-15-13  27:47 -20
------------------------------------------------------------------
15.A.O. Kalamata                    60  34   8-10-16  30:45 -15 --
16.Atromitos Peristeri Athina       58  34   7-10-17  17:49 -32 --
17.A.O. Trikala                     53  34   5- 9-20  26:52 -26 --
18.Omonoia Lefkosias Kypros **      42  34   1- 7-26  22:71 -49 --

*  Panathinaikos perdeu 3 pontos
** Omonoia perdeu 1 ponto



1973/74

1.Olympiakos S.F.P. Pireas 59 34 26- 7- 1 102: 14 +88 [Champions]
--------------------------------------------------------------------
 2.Panathinaikos A.O. Athina        55  34  24- 6- 4   76: 27 +49   [UEFA Cup]
 3.A.S. Aris Thessaloniki           48  34  21- 6- 7   49: 29 +20   [UEFA Cup]
--------------------------------------------------------------------
 4.P.A.O.K. Thessaloniki            43  34  16-11- 7   62: 32 +30   [Cup Winners Cup]
--------------------------------------------------------------------
 5.A.E.K. Athinas                   40  34  16- 8-10   53: 36 +17
 6.Panachaiki G.E. Patras           38  34  13-12- 9   42: 37 + 5
 7.A.S. Iraklis Thessaloniki        33  34  10-13-11   40: 37 + 3
 8.Panionios G.S. Smyrnis Athinas   33  34  13- 7-14   41: 44 - 3
 9.A.E. Larisa                      32  34  11-10-13   31: 40 - 6
10.A.O. Ethnikos Pireas             31  34  11- 9-14   38: 42 - 4
11.A.O. Aigaleo Athinas             29  34  11- 7-16   28: 44 -16
12.A.O. Kavalas                     28  34  11- 6-17   32: 44 -12
--------------------------------------------------------------------
13.A.P.O.E.L. Lefkosias(1)          27  34  11- 5-18   39: 48 - 9 --
--------------------------------------------------------------------
14.A.O. Panserraikos Serres         27  34  11- 5-18   28: 54 -26
15.A.O. Olympiakos Volou            27  34   9- 9-16   28: 44 -16
--------------------------------------------------------------------
16.A.P.O. Fostiras Tavrou Athinas   23  34   7- 9-18   24: 63 -39 --
17.A.O. Apollonas Athinas           22  34   7- 8-19   30: 66 -36 --
18.Apollonas Kalamarias Thessalon.  18  34   5- 8-21   17: 59 -42 --

NOTAS :
=======
(1)A.P.O.E.L. = Athlitikos Podosferikos Omilos Ellinon Lefkosias = 
                Athletic Football Club Hellenic Nikosia.

Play-Offs para os lugares 13-15
Panserraikos - Olympiakos Volou 1:0
A.P.O.E.L. - Panserraikos       5:1
A.P.O.E.L. - Olympiakos Volou   1:2

Classificação:
13. A.P.O.E.L.   2   2  1-0-1  6:3
14. Panserraikos 2   2  1-0-1  2:5
15. Olympiakos V 2   2  1-0-1  2:2
 
73-74 a ultima temporada com Cipriotas




1974/75

1.Olympiakos S.F.P. Pireas 57 34 24- 9- 1 65:21 +44 [CHAMPIONS]
------------------------------------------------------------------
 2.A.E.K. Athinas                   55  34  23- 9- 2  73:20 +53   [UEFA Cup]
 3.P.A.O.K. Thessalonikis           46  34  19- 8- 7  73:28 +45   [UEFA Cup]
------------------------------------------------------------------
 4.A.O. Ethnikos Pireas             45  34  17-11- 6  48:28 +20
------------------------------------------------------------------
 5.Panathinaikos A.O. Athinas       40  34  14-12- 8  62:41 +21   [Cup Winners Cup]
------------------------------------------------------------------
 6.A.S. Aris Thessaloniki           39  34  15- 9-10  47:38 + 9
 7.Panachaiki G.E. Patras           33  34  11-11-12  41:39 + 2
 8.A.S. Iraklis Thesssaloniki       32  34  11-10-13  40:40 =
 9.P.A.S. Jiannina                  32  34  13- 6-15  38:43 - 5
10.Panionios G.S.Smyrnis Athinas    30  34  10-10-14  37:45 - 8
11.A.E. Kastorias                   30  34  10-10-14  40:64 -24
12.A.O. Panserraikos Serres         29  34   7-15-12  23:36 -13
13.A.O. Atromitos Peristeri Athinas 28  34   8-12-14  24:46 -22
------------------------------------------------------------------
14.A.O. Olympiakos Volou            27  34  12- 3-19  36:56 -20 --
15.A.O. Aigaleo Athinas             25  34  11- 3-20  34:53 -19 --
16.A.O. Kavalas                     24  34  10- 4-20  38:49 -11 --
17.A.O. Kalamatas                   23  34   8- 7-19  23:60 -37 --
18.A.E. Larisas                     17  34   5- 7-22  24:59 -35 --    




1975/76


1.P.A.O.K. Thessalonikis 49 30 21- 7- 2 60:17 +43 [CHAMPIONS]
---------------------------------------------------------------
 2.A.E. Konstantinoupolis           44  30  18- 8- 4  57:18 +39 [UEFA Cup]
 3.Olympiakos S.F.P. Pireas         41  30  16- 9- 5  48:28 +20 [UEFA Cup]
---------------------------------------------------------------
 4.Panathinaikos A.O. Athina        38  30  14-10- 6  47:28 +19
 5.P.A.S. Jiannina                  36  30  15- 6- 9  40:33 + 7
 6.A.S. Aris Thessalonikis          35  30  13- 9- 8  50:27 +23
 7.A.O. Ethnikos Pireas             32  30  12- 8-10  43:39 + 4 (1)
----------------------------------------------------------------
 8.A.S. Iraklis Thessaloniki        27  30   9- 9-12  33:39 - 6 [Cup Winers Cup]
----------------------------------------------------------------
 9.A.O. Atromitos Peristeri Athinas 26  30   9-11-10  27:33 - 6 (2)
10.Panachaiki G.E. Patras           25  30   7-11-12  22:35 -13
11.A.O. Pierikos Katerinis          23  30   5-13-12  26:38 -12
12.Panionios G.S. Smyrnis Athinas   22  30   5-12-13  15:36 -21
13.A.E. Kastorias                   22  30   4-14-12  21:45 -24
14.A.O. Apollonas Athinas           21  30   6- 9-15  26:49 -23
15.G.S.F. Panaitolikos Agriniou     19  30   3-13-14  17:41 -24
16.A.O. Panserraikos Serres         17  30   5- 7-18  21:47 -26

NOTES :
(1)Ethikos também foi punido com -3 pontos. Esta decisão foi posteriormente revogada.
(2)Atromitos tem -3 pontos.




1976/77


NOTE :
Atromitos não apareceu em Serres eo jogo foi premiado com 2:0 para Panserraiko.

1.Panathinaikos A.O. Athinas       54  34  23- 8- 3  70:20 +50   [Champions]
------------------------------------------------------------------
2.Olympiakos S.F.P. Pireas         52  34  23- 6- 5  70:27 +43   [UEFA Cup]
3.P.A.O.K. Thessaloniki            52  34  21-10- 3  63:27 +36   [Cup Winners Cup]
4.A.E. Konstantinoupolis Athinas   51  34  24- 3- 7  63:29 +34   [UEFA Cup]
------------------------------------------------------------------
5.A.S. Aris Thessalonikis          42  34  17- 8- 9  58:34 +24
6.O.F.I. Iraklion Kritis           33  34  14- 5-15  57:51 + 6
7.A.O. Kavalas                     32  34  11-10-13  34:38 - 4
8.A.O. Ethnikos Pireas             31  34  13- 5-16  47:47 =
9.Panionios G.S. Smyrnis Athinas   31  34  10-11-13  35:35 =
10.A.E. Kastorias                   31  34  12- 7-15  32:45 -13
11.P.A.S. Jiannina                  29  34  10- 9-15  47:54 - 7
12.A.S. Iraklis Thessalonikis       27  34  10- 7-17  33:47 -14
13.A.O. Pierikos Katerinis          27  34  11- 5-18  44:61 -17
14.A.O. Panserraikos Serres         26  34   9- 8-17  35:56 -21
15.A.O. Apollonas Athinas           26  34   9- 8-17  29:54 -23
16.Panachaiki G.E. Patras           26  34  11- 4-19  36:62 -26
------------------------------------------------------------------
17.G.S.F. Panaitolikos Agrinio      26  34   9- 8-17  25:51 -26 --
18.A.O. Atromitos Peristeri Athinas 14  34   6- 4-24  28:68 -40 --

NOTE :
------
Atromitos Peristeriou perdeu 3 pontos




1977/78


 1. AEK Athinai                34  21 11  2  74-27  53
-------------------------------------------------------
 2. PAOK Saloniki              34  16 14  4  48-24  46
 3. Panathinaikos Athinai      34  19  7  8  64-25  45
 4. Olympiakos Piraeus         34  17 10  7  47-19  44
 5. PAS Ioannina               34  14 10 10  45-39  38
 6. Aris Saloniki              34  12 12 10  39-36  36
 7. Ethnikos Piraeus           34  11 10 13  36-45  32
 8. OFI Iraklion               34   9 14 11  32-46  32
 9. Iraklis Saloniki           34   9 12 13  46-50  30
10. Panachaiki Patrai          34   8 14 12  38-50  30
11. Aigaleo Athinai            34  13  4 17  32-51  30
12. Apollon Athinai            34  10  9 15  31-40  29 
13. AE Kavala                  34  11  7 16  31-50  29
14. Panserraikos Serrai        34  11  6 17  29-40  28
15. AO Kastoria                34  10  8 16  33-42  28
16. Panionios Athinai          34   8 12 14  29-42  28
-------------------------------------------------------
17. Pierikos Katerini          34  10  6 18  46-55  26
18. AE Veria(-10)              34  10  8 16  33-52  18

Campeão: AEK Athinai
Final Da Copa: AEK Athinai-PAOK Saloniki 2-0
UEFA Cup: Panathinaikos Athinai e Olympiakos Piraeus
Acesso: AS Rodos e AE Larissa
 



1978/79


 1. AEK Athinai                34  25  6  3  90-30  56
-------------------------------------------------------
 2. Olympiakos Piraeus         34  26  4  4  63-27  56 
 3. Aris Saloniki              34  22  6  6  63-26  50
 4. PAOK Saloniki              34  18  9  7  73-23  45
 5. Panathinaikos Athinai      34  14 10 10  46-37  38
 6. Iraklis Saloniki           34  12 10 12  51-46  34
 7. OFI Iraklion               34  14  6 14  37-42  34
 8. Ethnikos Piraeus           34  14  4 16  36-50  32 
 9. AO Kastoria                34  10 11 13  31-42  31
10. Apollon Athinai            34  10  9 15  37-42  29
11. AS Rodos                   34  13  3 18  50-64  29
12. AE Larissa                 34  12  5 17  34-53  29
13. PAS Ioannina               34   9 10 15  38-51  28
14. Panionios Athinai          34   9 10 15  31-44  28
15. Panachaiki Patrai          34   9  9 16  27-37  27
16. AE Kavala                  34  12  3 19  34-56  27
-------------------------------------------------------
17. Aigaleo Athinai            34  10  6 18  34-59  26
18. Panserraikos Serrai        34   4  5 25  17-63  13

Campeão: AEK Athinai
Final Da Copa: Panionios Athinai-AEK Athinai 3-1
UEFA Cup: Olympiakos Piraeus e Aris Saloniki
Acesso: Doxa Drama e AE Korinthos



1979/80


Essa foi a 1ª temporada profissional na Grécia

(1)Apollonas 2-0 Kastoria awarded (placar original 0:0)

1.Olympiakos S.F.P. Pireas         47  34  20- 7- 7  49:21 +28    [Champions]
------------------------------------------------------------------
2.A.S. Aris Thessalonikis          47  34  19- 9- 6  46:20 +26    [UEFA Cup]
3.Panathinaikos A.O. Athinas       45  34  15-15- 4  38:24 +14    [UEFA Cup]
------------------------------------------------------------------
4.A.E.K. Athinas                   45  34  18- 9- 7  64:39 +25
5.P.A.O.K. Thessalonikis           41  34  17- 7-10  53:33 +20
6.P.A.S. Jiannina                  37  34  14- 9-11  50:44 + 6
7.Ethnikos O.F.P. Pireas           36  34  13-10-11  44:31 + 7
------------------------------------------------------------------
8.A.S. Iraklis Thessalonikis       34  34  13- 8-13  47:36 +11 -- [Relegated]
------------------------------------------------------------------
9.A.E. Larisas                     34  34  13- 8-13  33:44 -11
10.A.P.S. Korinthos                 33  34  13- 7-14  38:47 - 9
11.O.F.I. Iraklion                  32  34  11-10-13  38:45 - 7
12.A.S. Doxa Dramas                 29  34   9-11-14  31:41 -10
13.Panachaiki G.E. Patras           28  34   7-14-13  38:51 -13
------------------------------------------------------------------
14.A.G.S. Kastorias                 27  34  10- 8-16  34:41 - 7    [Cup Winners Cup]
------------------------------------------------------------------
15.Panionios G.S. Smyrnis Athinas   27  34   9- 9-16  36:48 -12
16.A.O. Kavalas                     27  34  10- 7-17  26:46 -20
17.G.S. Apollonas Athinas           23  34   5-13-16  17:37 -20
------------------------------------------------------------------
18.A.P.S. Rodos                     19  34   5- 9-20  26:60 -34 -- [Relegated]

NOTES :

Iraklis foi considerado culpado de fixação de Jogos e foi relegado para segunda divisão após a temporada terminou.

A.G.S. Kastoria tem -1 ponto, porque eles usaram Ilegal um jogador que levou cartão azul e entrou antes do tempo
.
Apollonas 2-0 Kastoria

Play-Off Games :

For Championship :
Played 25/5/80 in Volos (National Stadium)
Olympiakos S.F.P. - A.S. Aris 2:0 [47' Vaggelis Kousoulakis, 54' Thomas Alstrom]

For 3th Place :
Played 24/5/80 in Pireas (Karaiskaki Stadium)
Panathinaikos A.O. - A.E.K. 1:0 [60' Ore]

Saída de Katsouranis sacrifica ataque, diz Samaras: "Tivemos que recuar"

Reconhecida pela postura excessivamente defensiva, a Grécia teve que reforçar ainda mais este conceito quando o volante Katsouranis foi expulso, ainda no primeiro tempo, no empate sem gols contra o Japão, na noite da última quinta-feira, na Arena das Dunas, em Natal. Com um a menos em campo, os homens do setor de frente da equipe helênica tiveram que colaborar um pouco mais na marcação. Com isso, o poder de fogo grego foi reduzido.
Contudo, mesmo com a inferioridade numérica, os gregos se mostraram mais confiantes e competitivos do que foram na estreia contra a Colômbia. O atacante Samaras, uma das principais estrelas do grupo, reforçou este discurso.


- Foi um jogo que começou de forma diferente em relação à Colômbia. Jogamos sem medo. Estávamos mais focados e melhores do que a estreia. Aquele infortúnio com Katsouranis nos trouxe ter que dar uma passo para trás, mas neste momento nós mostramos personalidade e espírito de grupo. A equipe se comportou de forma diferente, mais consistente. E isso é muito valioso para a nossa continuidade na competição - avaliou Samaras em entrevista ao portal grego Contra.
A Grécia, após a partida com os japoneses, retornou para sua base de treinos em Aracaju com as chances de classificação para a próxima fase da Copa do Mundo bastante vivas. Apesar disso, não será nada fácil a missão de conseguir a inédita vaga nas oitavas de final. O feito só será alcançado se os gregos vencerem a Costa do Marfim e o Japão tropeçar diante da Colômbia.
A receita para superar os africanos, na visão do atacante da Grécia e do Celtic, é o time helênico ser mais agressivo.
- Se pudermos jogar com maior intensidade ofensiva no próximo jogo, vamos revigorar essas esperanças de nos classificarmos. Não depende apenas de nós, mas eu já vi de tudo em Copas do Mundo - concluiu Samaras.

Grécia e Costa do Marfim se enfrentam na próxima terça-feira, às 17h (horário de Brasília), no Castelão, em Fortaleza.

Um exemplo de civilidade: japoneses voltam a recolher seu lixo após partida

A Copa do Mundo é realmente uma oportunidade única de aprender com outras culturas. A exemplo do que aconteceu na Arena Pernambuco, na derrota da sua seleção para a Costa do Marfim, os torcedores japoneses voltaram a recolher o lixo produzido durante o empate sem gols com a Grécia, na Arena das Dunas, em Natal. Munidos de sacos de lixo, eles deram nova lição de civilidade e educação após o fim da partida – curiosamente, os mesmos sacos foram enchidos de ar e serviram para ajudar na bonita festa nas arquibancadas. O estádio recebeu 39.485 pessoas.

O que é uma surpresa para o povo brasileiro, para os japoneses não passa de rotina. O ato de recolher o lixo chamou tanto a atenção quanto o jogo – fraco tecnicamente, diga-se de passagem. Contagiados, os demais torcedores passaram a ajudar na limpeza.

– Isso é fantástico. Um exemplo enorme para nós, brasileiros. Temos mais é que ajudá-los. A Copa do Mundo tem isso de bonito. Trouxe meus dois filhos, e o exemplo está garantido – disse o engenheiro Ney Wagner Dutra.

Antes mesmo do fim do jogo, já era possível perceber os japoneses recolhendo o lixo. Inclusive, indo a outros setores para limpar a sujeira deixada por outras pessoas. Resultado: lances e mais lances de arquibancadas sem lixo no setor onde a torcida do Japão ficou concentrada.

– Nós sempre fazemos isso, e é bacana que os brasileiros tenham nos ajudado. Não sabíamos que seria assim tão comentado. Estão tirando fotos nossas – disse um dos japoneses, surpreso com a atenção dada a algo que, para eles, é tão comum.

Dentro de campo, o Japão não mostrou um futebol à altura da civilidade mostrada pelos seus torcedores. Lutou o tempo todo, mas ficou no 0 a 0 com a Grécia e agora decide a sua vida na próxima terça-feira, dia 24, às 17h (de Brasília). Os Samurais Azuis enfrentam a Colômbia na Arena Pantanal, em Cuiabá, e precisam não apenas da vitória sobre a líder e já classificada seleção cafetera. Torce para que a Costa do Marfim não vença a Grécia. A combinação faz com a segunda vaga seja decidida nos critérios de desempate, pois terminaria com quatro pontos ao lado de marfinenses ou gregos.


Após briga entre gregos, Samaras rechaça clima ruim: "Time unido"

Com um a menos desde o primeiro tempo, a Grécia resistiu ao poderio ofensivo do Japão e saiu com o 0 a 0 na Arena das Dunas, em Natal, nesta quinta-feira. A sintonia que mostrou na defesa contra os japoneses chegou a ser questionada durante a semana, quando a imprensa grega noticiou uma briga entre Tzavellas e Maniatis. Um dos principais jogadores da equipe, Samaras rechaçou qualquer tipo de problema no grupo e pregou foco para o jogo contra a Costa do Marfim.
- Não temos problemas entre a gente. Somos um time unido e muito orgulhosos. Estamos todos juntos e temos um jogo muito difícil e esperamos ganhar - disse Samaras após a partida.




Com a expulsão de Katsouranis aos 37 minutos do primeiro tempo, o atacante teve de se desdobrar e foi responsável por cortar muitas jogadas na defesa grega. Ele terminou o jogo com cinco dos 21 desarmes da seleção. E Samaras também apareceu no ataque: de nove finalizações, ele foi responsável por duas. Após o empate, o jogador falou do esforço da Grécia.
- Trabalhamos muito duro e ainda estamos dentro - afirmou o atacante.
A Grécia decide sua classificação contra a Costa do Marfim, que também luta pela vaga, na terça, no Castelão, em Fortaleza. Já o Japão, outro com chances, encara a já classificada Colômbia na última rodada do Grupo D, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Os jogos serão às 17h.

Fernando Santos pede presença das estrelas da Costa do Marfim em "final"

Fernando Santos arrancou risos dos jornalistas durante entrevista coletiva concedida em Aracaju, na tarde desta sexta-feira. Um pouco mais aliviado por ter conseguido manter a Grécia com chances de classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo, o português "cornetou" seus jogadores e cobrou a presença das principais estrelas da Costa do Marfim no confronto da última rodada da primeira fase. Gregos e marfinenses se enfrentam na próxima terça-feira, às 17h, no Castelão, em Fortaleza.


Mas qual seria o motivo de ele querer o adversário plenamente reforçado? Na irônica opinião de Santos, para que os jogadores gregos entrem no jogo mais ligados. Contra a Colômbia, Falcao García não jogou e, mesmo assim, os helênicos foram goleados por 3 a 0.

- Quer saber o que eu acho? Foi péssimo ele não ter jogado. Um time como a Colômbia é feito de 11 bons jogadores. Quando um não joga, os outros jogam. Não nos damos conta disso e pagamos caro. Não podemos deixar isso acontecer, senão, adeus Grécia. Por isso, quero que Drogba, Yaya Touré e quem mais tiver que jogar possa jogar. Só assim teremos mais atenção - disparou Fernando Santos, em meio às gargalhadas dos jornalistas.

Aliás, o quesito atenção foi o principal assunto do treinador com os jogadores nos últimos dias. De acordo com Fernando Santos, o fato de a equipe grega ter entrado mais atenta colaborou com a melhora no desempenho.

- Conversei com os jogadores dois dias antes da partida contra o Japão e expus a eles que o grande problema da nossa equipe contra a Colômbia foi essencialmente a falta de atenção. Precisamos estar ligados e vivos durante todo o jogo, e não estávamos assim. Faltou atenção de nossa parte. Se a gente repetisse esta postura contra os japoneses, cometeríamos o mesmo erro. Eles entenderam a mensagem e foram muito bem. A concentração no jogo foi total. É uma pena que só nos damos conta disso depois do erro.

Para se garantir de forma inédita na próxima fase da Copa do Mundo, a Grécia precisa vencer a Costa do Marfim e torcer por um tropeço do Japão contra a Colômbia.

Santos critica arbitragem e brinca com jornalistas após empate

O empate contra o Japão em 0 a 0 na Arena das Dunas, em Natal, não pareceu ter sido um resultado tão ruim para o técnico da Grécia, o português Fernando Santos. Aparentemente calmo e até brincando com os jornalistas, o treinador analisou a partida dizendo que o jogo poderia ser dividido em duas partes

- O jogo teve duas partes distintas. No primeiro tempo criamos algumas boas chances de gol, tivemos posse de bola e ameaçamos os japoneses. Mas a partir dos 15 minutos tivemos uma queda de produção e a disputa ficou mais equilibrada. Depois, a expulsão de Katsouranis nos prejudicou. Os japoneses passaram a usar muito o toque de bola, e aquilo foi nos cansando e nos desgastando. Lutamos muito, mas nos faltou a capacidade de roubar a bola, por isso não conseguimos criar os contra-ataques. Tentei colocar Salpinkidis, que usa muito a velocidade, para tentar atacar, mas já estava muito difícil.



Analisando a expulsão do capitão grego, Katsouranis, Fernando Santos fez críticas aos critérios usados pela arbitragem do jogo.

- Tenho alguma dificuldade em saber o que houve na expulsão. Katsouranis fez duas ou três faltas pela frente e foi expulso, e vi outros jogadores fazendo faltas por trás e nada aconteceu. Não sei qual foi o critério. É óbvio que a expulsão teve um efeito contra a nossa equipe. Nosso atacante teve de recuar para ajudar na marcação, e isso prejudicou a nossa formação ofensiva. Não conseguimos ficar com a bola como deveríamos ter feito, e isso também nos atrapalhou muito - lamentou.
Sobre o próximo jogo da Grécia, contra a Costa do Marfim, o português disse que não há mais o que fazer com relação aos resultados. Sua única opção é vencer.

- Temos que ganhar, não há outra hipótese. O jogo contra a Costa do Marfim será decisivo, mas não dependemos somente do nosso resultado. Temos que contar com um resultado positivo da Colômbia contra o Japão. Mas antes de tudo temos que vencer o nosso jogo. A Costa do Marfim é uma equipe de alta qualidade, com jogadores fortíssimos fisicamente e que atuam em campeonatos muito fortes na Europa. Vamos ter que jogar olhando nos olhos deles. Temos que buscar espaços e evitar que eles passem pela nossa defesa, e precisamos tentar anular a qualidade individual deles, aproveitando alguns espaços que eu acho que eles possuem em sua linha tática.

No fim da coletiva, Santos também brincou com um jornalista japonês que pediu uma dica de como vencer a Colômbia na última rodada.
- Como vou saber? Eu perdi para a Colômbia. Tenho é conselhos para a Colômbia não deixar o Japão ganhar, que é o que me interessa (risos).